Postagens populares

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Faça você mesmo: Toalha de mesa impermeável

Na verdade, o post está mais pra uma dica do que para um "Faça Você Mesmo".

Sabe aquelas toalhas impermeáveis super úteis?







Claro que ter uma linda toalha para ocasiões especiais é indispensável. Mas para o dia-a-dia, é melhor ser realista!
Pra limpar estas basta passar um paninho! Ganhando muitos pontos em relação à toalha de tecido, que inevitavelmente deve ir à máquina de lavar quando suja.


O valor destas toalhas nas lojas varia de R$30 a R$100, dependendo da marca e tamanho.

No meu caso, a questão não era nem tanto o preço. O negócio é que eu fiz minha mesa sob medida, então as medidas das toalhas que eu encontrava por aí não eram muito legais pro meu caso.

Para fazer a sua toalha, é simples. Vá a uma loja de tecidos e procure por plástico flanelado: é com este material que estas toalhas são feitas. O nome do material já é autoexplicativo: de um lado é um plástico, do outro uma flanela.



Dizem que a medida ideal de uma toalha de mesa é tal que fique sobrando de 25cm a 30cm de cada lado. Isso para não ficarmos embolando as pernas na toalha ou entrar e sair da mesa.
Creio que se tratando de toalhas impermeáveis, esta faixa possa cair para de 20cm a 25cm, já que este tipo de toalha é mais rígida, e pode incomodar caso fique roçando nas pernas.
 

Então podemos considerar uma boa medida o seguinte:
(Largura da mesa + 50cm) x (Comprimento da mesa + 50cm).

Como o tampo da minha mesa mede 0,90m x 1,30m, comprei uma peça de plástico de 1,40m x 1,80m.
Comprei o meu na loja Turuna (Av. Passos, centro do Rio de Janeiro). O valor do metro na loja era R$7,99, então paguei R$15,98 (comprei 2m). Bem em conta, né?

Os temas e estampas são dos mais variados. Comprei um bem parecido com o da foto: branco perolado com alguns arabescos florais.

Quantos às bordas, pode aproveitar para cortar com alguns detalhes, ou deixar o corte reto mesmo. Não precisa de costura nem de bainha. É só cortar e está pronta: não desfia!


Que tal uma passadinha na loja de tecidos hoje? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário